Quantcast
Clínicas Dentárias

Curso da Incisivos ensina clínicas a defenderem-se da IGAMAOT

Incisivos

“Proteger as clínicas da lei de proteção radiológica” é o título da formação de um dia, criada pela Incisivos − Associação dos Empresários da Medicina Dentária, que ensina a lidar com a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT). Os inscritos vão ainda aprender a preencher os documentos que iniciam a conformidade legal dos dispositivos radiológicos.

“Entre os piores receios dos proprietários das clínicas dentárias está a inspeção da IGAMAOT, com a sombra das multas pesadíssimas daí resultantes”, afirma Miguel Martins, presidente da direção da Incisivos, realçando o que motivou o gabinete de formação (formacao@incisivos.pt) da associação a lançar o curso. “Tínhamos de fazer alguma coisa e este curso é a solução para que ninguém seja surpreendido.”

 

A advogada Carla Madeira, que representa várias clínicas inspecionadas pela IGAMAOT, é a especialista convidada para transmitir aos formandos como devem lidar na prática com o antes, o durante e o depois de uma visita. “Saber enfrentar essa eventualidade é essencial para agir com eficácia num contexto onde, na maioria dos casos, a sobrevivência do negócio está em causa.”

Raio x à documentação legal

 

Porque há empresas a cobrar exorbitâncias para preencher documentos do licenciamento radiológico, a associação decidiu que também teria de mostrar como completar esses formulários. “A ideia é preencher o maior número de documentos durante o curso e poder submetê-los à Agência Portuguesa do Ambiente antes de terminar o dia, dando início ao processo de conformidade legal.” Palavras da formadora Rita Caldeira, médica dentista com clínica própria e vogal da Direção da Incisivos, onde lidera a task force para a Radiologia.

“Nunca apelaríamos às clínicas para ficarem na ilegalidade, da mesma forma que não sossegaríamos sem apetrechar os médicos dentistas, e outros empresários do setor, com armas para se defenderem da lei da proteção radiológica”, esclarece ainda o presidente da Incisivos. “Se há um problema, que haja também o conhecimento assertivo para o neutralizar.”

 

A Incisivos, fundada em 2020, agrega profissionais de várias áreas. Tem uma maioria de médicos-dentistas, os grandes motores do setor, mas também gestores, higienistas orais e todos os que possuem negócios dedicados à prática da medicina dentária.

Incisivos

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?