Quantcast
 

Crianças devem evitar escovar os dentes imediatamente após as refeições

Crianças devem evitar escovar os dentes imediatamente após as refeições

Uma equipa de especialistas considera que a escovagem dos dentes depois de cada refeição traz mais desvantagens que benefícios, essencialmente devido à erosão dentária.

De acordo com o “Daily Mail”, o ácido presente em determinados alimentos e bebidas pode enfraquecer o esmalte dentário, sendo que a escovagem logo após as refeições pode arranhar a superfície e desgastá-lo.
De acordo com um inquérito, 79% dos médicos dentistas revelou assistir, pelo menos uma vez por semana, a casos de erosão ácida na dentição dos mais pequenos. O consumo de alimentos ácidos, como sumos de fruta, bebidas gasosas e alguns molhos pode provocar erosão dentária.
O estudo, promovido pela Sensodyne, que envolveu igualmente médicos dentistas e pais de crianças em idade escolar, concluiu que 53% das crianças de 5 anos apresentavam erosão dentária.
Jimmy Steele, da School of Dental Sciences da University of Newcastle, que analisou a pesquisa, considera que as crianças devem evitar a escovar os dentes «imediatamente após o consumo de comidas ou bebidas ácidas, uma vez que é nesta altura que o esmalte se apresenta mais sensível».

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?