Medicina Dentária

Constância vai ter consultas de saúde oral no SNS

Constância vai ter consultas de saúde oral no SNS

O município de Constância, no distrito de Santarém, vai passar a contar com consultas de saúde oral na unidade de cuidados primários do concelho.

De acordo com a rádio Antena Livre, o presidente da autarquia, Sérgio Oliveira, revelou recentemente que o tema já foi anunciado “há algum tempo pela administração central, nomeadamente a questão de celebrar protocolos com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com vista a serem instalados gabinetes de saúde oral numa unidade de saúde do nosso concelho”.

O autarca, citado pela rádio regional, diz ainda que este protocolo de cooperação passa por “adquirir o equipamento necessário e a adaptação do espaço para o funcionamento do gabinete de saúde oral”, enquanto no plano dos recursos humanos, “o médico dentista é colocado pela administração central”, que assegura esse custo.

O equipamento “é financiado através de fundos comunitários em 85%”, sendo os restantes 15% assegurados pelo orçamento municipal. O investimento ronda um valor máximo de 47000 euros, 15% dos quais estão a cargo da Câmara Municipal.

Sérgio Oliveira diz ainda não há previsão de abertura deste gabinete: “Estamos a submeter os documentos da candidatura até ao final deste mês, e depois é lançar o procedimento de contratação pública para adquirir o equipamento, portanto não sei dizer se será daqui por três, quatro, cinco, seis meses.”