- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Conhece os sinais do cancro oral?

Portugal tem uma das taxas de incidência e mortalidade por cancro oral mais elevadas [1] da Europa, com 15 casos de cancro oral por cada 100 mil habitantes. Contudo, só 30% dos pacientes diagnosticados com a patologia numa fase já avançada conseguem ser tratados.

A deteção precoce da doença [2] aumenta as probabilidades de tratamento, mas é importante conhecer os sinais que podem indicar a presença de lesões pré-malignas e visitar, de forma regular, o médico dentista.

De acordo com os profissionais de medicina dentária, os pacientes devem procurar feridas que não cicatrizam, manchas que alteram a cor ou que não desparecem, aftas muito prolongadas, nódulos, inchaços, dificuldade em engolir, mastigar ou falar, assim como sensação de dormência persistente e mobilidade dentária anormal.

Para além disso, é aconselhado observar e palpar os lábios, puxar os lábios e examinar internamente, inspecionar o palato e os bordos laterais da língua, procurando alterações visuais ou táteis, comparar o lado direito e esquerdo do pescoço e procurar alterações palpando um lado de cada vez.