Quantcast
OMD

“Confiança pode ser fulcral para a sustentabilidade dos projetos”

A transparência é a principal fórmula para uma comunicação equilibrada, sustentada e assente na confiança entre todos os envolvidos, no ecossistema de uma clínica ou consultório de medicina dentária. Esta foi a solução apontada pela jornalista Susana Marvão, no âmbito do webinar “Confiança pode ser fulcral para a sustentabilidade dos projetos”, organizado pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

De acordo com a jornalista,  os médicos dentistas são “exímios” na comunicação com os pares. No entanto, quando se trata de comunicação interna e externa, ou seja, com as equipas e com o paciente, há um longo caminho a percorrer.

Na sessão foi abordado o poder das redes sociais e de como estas, mesmo com poucos recursos, podem trazer enormes ganhos para a organização. Embora seja “muito fácil comunicarmos a nossa mensagem” através do Facebook ou Instagram, por exemplo, há que ter “moderação na quantidade do que se dá e gerir o que vai sendo feito, sempre tendo por base a transparência”, salientou Susana Marvão.

A oradora referiu ainda que, na sequência da pandemia, os médicos dentistas retomaram a comunicação sob três formas: “uns esqueceram a pandemia e continuaram a fazer a comunicação como antes”; “outros focaram-se única e exclusivamente na pandemia”; e “houve um terceiro grupo de profissionais que utilizou um misto”. Na opinião da jornalista, a última opção seria “a mais indicada”.

Susana Marvão falou também do LinkedIn, enquanto rede social que pode ser aproveitada, e das novas formas de comunicar que surgiram durante a pandemia, como o recurso ao Zoom ou o uso do WhatsApp no contexto profissional.

Assista à sessão completa em baixo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?