Investigação

Conceito Trefoil: técnica sem enxertos para tratar mandíbula edêntula introduzida na Índia

Em março deste ano, Kenji Higuchi apresentou uma das soluções sem enxerto mais faladas nos últimos tempos: o conceito Trefoil. Numa reunião de especialistas de Bombaim, Nova Deli e Bangalore, Kenji Higuchi partilhou as memórias vividas com o Professor Branemark, com quem trabalhou em estreita colaboração para desenvolver o conceito Novum, um precursor do atual conceito Trefoil.

Kenji Higuchi e Giacomo Fabbri apresentaram aos médicos presentes vários casos clínicos e as vantagens do conceito Trefoil – reabilitação da mandíbula edêntula no próprio dia com uma prótese apoiada num implante definitivo. Em associação com mentores do Implant Study Group, Girish Rao e Anandakrishna GN, Kenji Higuchi e a sua equipa da Nobel Biocare demonstraram a versatilidade do conceito Trefoil.

Os clínicos puderam ter uma perceção do fluxo de trabalho do conceito, ao mesmo tempo que assistiam a uma demonstração cirúrgica ao vivo pelo centro de implantologia de Girish Rao (Mukha Facial Surgery, em Bangalore).

Na interação com os médicos presentes, Kenji Higuchi partilhou a sua convicção de que este conceito poderá trazer benefícios à população edêntula por todo o mundo, sublinhando que a mais recente tecnologia aplicada no conceito Trefoil irá não só beneficiar os pacientes, como aumentar a precisão em Implantologia.