Quantcast
Clínicas Dentárias

Como acabar com a ansiedade na sala de espera?

Estima-se que 36% das pessoas sentem medo e ansiedade quando vão a um consultório de medicina dentária, com mais de 12% a sofrerem de medo extremo. Se a experiência na sala de espera for “stressante ou desagradável”, é possível que a ansiedade aumente, de acordo com um artigo publicado no Dental News. Por isso, é importante que a sala de espera seja um local descontraído, arrumado, com uma temperatura agradável e com materiais de distração adequados, por forma a ajudar os pacientes a relaxar.

Tome nota de algumas dicas!

Ventilação e iluminação

É importante que a sala de espera tenha uma ventilação fluída e a temperatura seja agradável (entre os 18℃ e os 21℃, de acordo com a Organização Mundial), por isso, investir num sistema de ventilação será uma boa opção, uma vez permite manter uma temperatura constante na sala.

Além disso, é importante que a sala de espera tenha uma boa fonte de iluminação natural. De acordo com um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos da América, as luzes brancas tornam o ambiente intimidante, podendo intensificar as emoções dos pacientes. Por isso, é aconselhada a utilização de lâmpadas de chão com uma luz suave, em vez de lâmpadas fluorescentes fortes.

Materiais de distração

Muitos pacientes optam, agora, por utilizar o telemóvel para passar tempo. Por isso, poderá ser uma boa opção disponibilizar um ponto de carregamento para que os mesmos tenham onde ligar o seu telefone, caso fiquem sem bateria. Disponibilizar acesso gratuito de WiFi também poderá ser uma boa ideia.

Caso tenha um televisor na sala de espera, deverá ser seletivo nos conteúdos que escolhe. Os anúncios repetitivos sobre serviços dentários têm tendência a ser irritantes. De acordo com o mesmo artigo, é uma boa opção mostrar algo simpático sobre a natureza, uma vez que esta tem um efeito calmante. Em alternativa, poderá colocar sons relaxantes da floresta tropical ou do oceano como fundo.

Espaço para crianças

Poderá ser stressante para os pais estar na sala de espera com as crianças. Para dar a volta à questão, poderá disponibilizar um espaço isolado para a as crianças brincarem, enquanto esperam para ir ao dentista. Caso queira disponibilizar brinquedos ou livros, certifique-se de que os mesmos estão em boas condições e são resistentes ao uso. Além disso, precisam de ser mantidos limpos, por isso, verifique diariamente o espaço e mantenha-o com uma aparência impecável. Poderá também pode disponibilizar algumas atividades odontológicas para as crianças, como um modelo de escovagem dos dentes e desenhos para colorir.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?