Quantcast
Saúde Oral

Cinco dicas para cuidar da saúde oral durante o Natal

Natal é sinónimo de sonhos, rabanadas, fritos e Bolo Rei. Contudo, para doces em excesso, há que ter cuidados redobrados. O alerta é da clínica Impress, que relembra a importância de reforçar a higiene oral nestas datas festivas.

Tome nota de algumas dicas para cuidar da higiene oral e evite que os doces típicos da época sejam um presente envenenado.

1. Consumir doces apenas após a refeição principal

Durante a época natalícia, a tentação de comer doces de hora a hora é grande, mas deve ser controlada. A ingestão de doces ao longo do dia permite que as bactérias tenham nutrientes durante mais tempo e, por isso, fiquem mais tempo alojados na boca e nos dentes. Assim, para prevenir que as bactérias se alimentem e se mantenham vivas, a ingestão de doces deve ser feita apenas após comer o bacalhau ou o peru.

2. Mascar pastilha sem açúcar após as refeições

As pastilhas (sem açúcar, claro) são ótimas aliadas para um maior cuidado da saúde oral. Além de enganarem o estômago e de levarem a uma redução na ingestão de doces, constituem uma alternativa à escovagem dos dentes, garantindo a higienização possível após as refeições;

3. Escovar os dentes com pastas que contenham flúor

Além de escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, é importante utilizar uma pasta de dentes que contenha flúor. O flúor é um agente antibacteriano que irá ajudar a prevenir a proliferação das bactérias que se alimentam do resto dos doces que ficam na boca e nos dentes;

4. Utilizar fio dentário

Além da escovagem dos dentes, é importante utilizar fio dentário para garantir a máxima higienização oral. Um bom fio dentário, maleável e resistente, permite limpar os espaços interdentários e a zona entre os dentes e as gengivas, onde se esconde parte da ceia de Natal;

5. Não beber ou comer durante 30 minutos após a higienização oral

Após a higiene oral, é aconselhável não comer ou beber durante meia hora, por forma a garantir que o combate às bactérias e toda a higienização não sejam em vão e façam efeito.

Não esquecer que, apesar da necessidade de adotar cuidados redobrados no Natal, é importante manter o cuidado com a saúde oral o ano inteiro.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?