- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Cigarros eletrónicos são tão prejudiciais para a saúde oral como os cigarros normais

Ao que tudo indica, os cigarros eletrónicos são tão prejudiciais para a saúde oral como os cigarros convencionais. A conclusão é de um estudo da University of Rochester Medical Center recentemente publicado na Oncotarget e sugere os cigarros eletrónicos prejudicam igualmente as gengivas e os dentes.

De acordo com o website oralhealthgroup, apesar de continuarem a ganhar popularidade entre jovens adultos e adultos que já fumavam, por serem percecionados como mais saudáveis do que os cigarros convencionais, os cigarros eletrónicos podem ser igualmente prejudiciais para a saúde oral.

Eis a explicação: “Quando os vapores dos cigarros eletrónicos são queimados levam as células a libertar proteínas inflamatórias, o que agrava o ‘stress’ nas células, resultando em danos que podem conduzir a diversas doenças orais.”

De resto, o estudo indica que a frequência do consumo deste tipo de cigarros é que determina a extensão dos danos causados na saúde oral. Conduzido por Irfan Rahman, professor na UR School of Medicine and Dentistry, este é o primeiro estudo científico a analisar o efeito dos cigarros eletrónicos na saúde oral e a nível celular.