PNSO

Cheques-dentista vão chegar a jovens de 18 anos

Os cheques-dentista vão ser alargados aos jovens com 18 anos que já tenham sido beneficiários do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos. A notícia foi avançada por Fernando Leal da Costo, ministro da Saúde, durante a abertura do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, na passada sexta-feira. Leal da Costa revelou que a alteração ao Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNSO) entrará em vigor já a 1 de março do próximo ano.

Além dos jovens de 18 anos que já tenham beneficiado do programa e concluído o plano de tratamentos aos 16 anos, serão ainda beneficiários de dois cheques-dentista para um ciclo de tratamentos os pacientes infetados com VIH que já não façam tratamentos há mais de dois anos.

De acordo com o novo ministro da Saúde, os cheques-dentista deverão chegar também às crianças e jovens de 7, 10 e 13 anos com necessidades especiais de saúde, nomeadamente portadores de doença mental, paralisia cerebral ou trissomia 21 que ainda não tenham sido abrangidos pelo programa.