Saúde Oral

Centro de Saúde de Penamacor passa a contar com serviço de saúde oral

Centro de Saúde de Penamacor passa a contar com serviço de saúde oral

Depois de obras de requalificação, o Centro de Saúde de Penamacor passa agora a contar com serviços de saúde oral e fisioterapia.

De acordo com o portal TV Europa, “a reabilitação integral do Centro de Saúde de Penamacor, agora concluída, teve um custo de cerca de 600 mil euros, comparticipados pelo Portugal 2020, e pela autarquia de Penamacor”, e vem criar duas novas valências naquele centro, que serão desenvolvidas com a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Para o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, “a obra no Centro de Saúde representa uma melhoria da qualidade de vida para a população do concelho, assim como um avanço na qualidade dos Cuidados Saúde Primários ao dispor dos utentes”.

Recorde-se que o Governo quer disponibilizar consultas de saúde oral em mais 90 centros de saúde até ao final da atual legislatura. De acordo com o mais recente Relatório sobre o Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS, em 2017, realizaram-se cerca de 68 910 consultas de medicina dentária no Serviço Nacional de Saúde, num total de 51 386 utentes referenciados.

Programa ‘Madeira a Sorrir’ vai ser introduzido nos Centros de Atividades Ocupacionais

Na Madeira, a partir de setembro, o programa ‘Madeira a Sorrir’ será alargado a uma nova área de intervenção: os Centros de Atividades Ocupacionais (CAO), de acordo com o Diário de Notícias da Madeira.

O programa regional ‘Madeira a Sorrir’ foi lançado em 2016 e tem procurado promover a saúde oral junto de crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo de ensino. Este programa já foi inclusive considerado uma referência a nível nacional, tendo em 2016 realizado cerca de 23 mil consultas de medicina dentária e várias sessões de educação para a saúde oral e atividades didáticas nas escolas com uma equipa de médicos dentistas e higienistas orais.