Investigação

Boca seca pode provocar ansiedade social

A xerostomia, uma condição mais conhecida como boca seca, pode provocar ansiedade social, dificuldades em comer e falar, e até maior risco de desenvolver doença mental. Estas são as conclusões de um estudo publicado no final de julho por investigadores da Faculdade de Medicina Dentária Clínica da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

O estudo qualitativo, que foi encomendado à universidade pela gigante farmacêutica GlaxoSmithKline, englobou entrevistas semiestruturadas com 17 indivíduos para compreender o impacto da condição na sua vida. Intitulada Measuring the symptomatic, physical, emotional and social impacts of dry mouth: A qualitative study e publicada na Gerodontology, a pesquisa revelou que são vários os sintomas associados à xerostomia que podem impactar a saúde física e o bem-estar emocional e social.

Barry Gibson, professor de Sociologia Médica na universidade e investigador principal do estudo, disse em entrevista à Oral Health Foundation, citado pela publicação Dental Tribune: “Quando a GlaxoSmithKline nos contratou para fazer este estudo, não estávamos preparados para os impactos profundos que a boca seca tem na vida quotidiana.”

Pode ler o estudo na íntegra aqui.