Biolase anuncia lançamento global de sistema a laser para terapia endodôntica

A empresa Biolase Techonology anunciou hoje o lançamento global do sistema Endolase RFT, que permite a endodontistas e médicos dentistas generalistas realizar desvitalizações de uma forma mais rápida, eficaz e menos invasiva.

Em Março, a empresa recebeu a autorização da Food & Drug Administration (FDA) para comercializar o Waterlase com RFT Endotips para desinfecção dos canais após instrumentação endodôntica.
Por conseguinte, a Biolase refere que é a primeira empresa a receber autorização que permite aos profissionais tratar problemas dentários através do recurso a tecnologia laser avançada.
Uma equipa de investigação da empresa e da Temple University, liderada por Roy Stevens, professor e presidente do departamento de Endodontia, na Temple’s Kornberg School of Dentistry, demonstrou que a luz laser é capaz de reduzir, de forma significativa, o nível de infecção até 99,7% de canais e dentina adjacente.
«Desde que recebemos a autorização da FDA assistimos a um grande interesse no novo laser para desvitalizações por parte dos meios de comunicação social e dos consumidores, que, em muitos casos, ainda não estão totalmente informados acerca dos benefícios das técnicas a laser», explicou o director-executivo da Biolase, Jake St. Philip.
Segundo Roy Stevens, os resultados da investigação têm «grande importância» por diversas razões. «Primeiro, estas bactérias são conhecidas por ser altamente resistente a outros produtos desinfectantes usados nas desvitalizações. Segundo, a investigação demonstra que a eficácia da capacidade do laser na dentina à volta do canal, ultrapassando alguns problemas de acesso a nível dos métodos de tratamento convencionais. Por último, em poucos minutos pode ser alcançado um grande nível de desinfecção, garantindo tanto ao paciente como ao médico dentista tempo considerável durante o tratamento endodôntico».
Além disso, o estudo demonstrou que o sistema a laser elimina as bactérias de forma mais eficaz em relação aos métodos químicos, minimizando a possibilidade do tratamento do canal falhar.
«Os pacientes podem ficar assegurados que se registaram avanços substanciais no tratamento de canais em termos de segurança e eficácia», acrescentou, ainda, St. Philip.
O Endolase RFT está a ser lançado, durante esta semana, na Reunião Anual da Associação Americana de Endodontistas (AAE), que está a decorrer em Vancouver, no Canadá, bem como no Simpósio Mundial do Instituto de Laser Clínico, em Taipei, em Taiwan, na Reunião Anual da Primavera da Associação Dentária de Ontário, em Toronto, também no Canadá, bem como em outros mercados, incluindo Coreia, Japão, Alemanha, Espanha, Austrália e Nova Zelândia .