Quantcast
 

Bastonário da OMD preside à CNOP

Bastonário da OMD preside à CNOP

O Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, foi eleito, na passada sexta-feira, presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP).

Orlando Monteiro da Silva, também presidente-eleito da Federação Dentária Internacional, acumulou o novo título pelo CNOP com 13 votos a favor e uma abstenção.

Para o seu mandato, o novo presidente da CNOP afirma desejar “um total empenhamento na defesa e reforço do papel das Ordens profissionais enquanto baluartes de excelência na estrutura administrativa do Estado e garantes da Qualidade e Certificação de competências profissionais a nível nacional e internacional”. Em comunicado, o CNOP concretiza estes desígnios, afirmando comprometer-se a “atuar fundamentalmente em três áreas chave: promovendo uma cimeira ou congresso transversal a todas as ordens profissionais; defender o primado da qualidade de todas as profissões com ordens profissionais e redefinir criteriosamente os modernos princípios da auto-regulação e o papel das ordens face ao Estado. Para isso, está já marcada uma reunião entre os representantes das várias ordens para o próximo dia 30 de Março”.

 

“O CNOP é a associação representativa das profissões liberais regulamentadas, cujo exercício exige a inscrição em vigor numa Ordem profissional ou em associação de natureza jurídica equivalente, reunindo actualmente 14 ordens: Advogados; Arquitectos; Solicitadores; Biólogos; Economistas; Enfermeiros; Engenheiros; Farmacêuticos; Médicos; Médicos Dentistas; Médicos Veterinários; Notários; Psicólogos; Revisores Oficiais de Contas”, explica o Conselho.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?