- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Bactérias orais das mães podem ser fator de risco para os filhos

A transmissão de bactérias orais, combinada com uma má alimentação e higiene oral, já tinha sido apontada como uma das principais razões para o desenvolvimento de cáries dentárias em bebés e crianças pequenas.

O estudo, realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Oulu, investigou o conhecimento sobre saúde e os comportamentos de 313 mães com crianças com menos de 3 anos de idade. Entre as informações recolhidas estavam dados como partilha de talheres com as crianças, rotinas de higiene oral, beijar as crianças nos lábios, hábitos de consumo de tabaco, idade e níveis de escolaridade.

 

Entre a prática mais comum para transmissão de bactérias orais da boca das mães para as crianças estava o hábito de beijar as crianças nos lábios, que foi reportado por 38% dos participantes. 14% revelou partilhar a colher quando alimentam as crianças.

No que diz respeito aos conhecimentos sobre saúde, apenas uma minoria de 11% acreditava que as bactérias orais não podem ser transmitidas das mães para as crianças, o que mostra que os níveis de escolaridade das mães estão pouco relacionado com os seus hábitos.

 

De acordo com os responsáveis pelo estudo, a educação para a saúde deve colocar uma maior ênfase na forma como se pode evitar a transmissão de bactérias entre mães e filhos.

Notícias relacionadas

 

Cientistas identificam quais as bactérias associadas a cáries em crianças

Breathometer – A ideia de um milhão de euros do Shark Tank que mede bactérias orais e níveis de hidratação