- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Assembleia-geral da FEDCAR realiza-se pela primeira vez em Portugal

A assembleia-geral da Federação Europeia dos Reguladores da Medicina Dentária (FEDCAR) vai decorrer, esta sexta-feira, 10 de maio, no Palácio das Cardosas, no Porto.

Constituída por 22 instituições de vários países da Europa, a FEDCAR é presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas portuguesa, Orlando Monteiro da Silva.

O encontro vai reunir no Porto membros de reguladores oriundos de países como Espanha, Reino Unido, França, Itália, Irlanda, Bósnia-Herzegovina, Suíça, Eslovénia, Malta ou Albânia.

Na agenda da reunião estão assuntos transversais à medicina dentária na Europa, nomeadamente a exploração de clínicas de saúde oral por grandes grupos económicos e fundos de investimento.

“Há duas questões que preocupam grandemente os reguladores da medicina dentária; a proliferação de clínicas detidas por investidores quase sempre sem ligação à medicina dentária, que procuram única e exclusivamente lucros rápidos e fáceis, e a publicidade enganosa, muitas vezes feita por estas clínicas de tratamentos gratuitas e inovações inexistentes que servem apenas para enganar os doentes. As ordens profissionais têm a supervisão e regulação dos profissionais, mas estas entidades escapam ao controlo das ordens”, disse. “O que a FEDCAR exige é que todos estejam obrigados a cumprir as regras éticas e de proteção do consumidor a que os médicos dentistas individuais estão sujeitos”, acrescentou.

Também na agenda vão estar questões como as especialidades em medicina dentária e o processo de Bolonha, incluindo os requerimentos mínimos para a vertente de formação clínica prática e a acreditação de alunos na Europa, entre outros temas.