Articulação temporomandibular

Cirurgia inédita realizada em Portugal

Foi a primeira vez que se realizou uma cirurgia à articulação temporomandibular, em modelo animal, em Portugal. Aconteceu nos passados dias 1 e 2 de fevereiro na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, no âmbito da investigação levada a cabo pelo médico estomatologista David Ângelo, com o objetivo de obter conclusões essenciais para criar e melhorar as opções de tratamento para a disfunção temporomandibular que afeta 30% da população portuguesa.

Foram operadas nove ovelhas durante os dois dias de cirurgias tendo, cada uma das cirurgias, a duração aproximada de duas horas. “Contámos com uma equipa de aproximadamente 25 pessoas, desde a equipa anestésica à equipa cirúrgica, que contou com dois reputados cirurgiões estrangeiros”.

Operação a ovelha, na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Eduardo Martins

Operação a ovelha, na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Eduardo Martins

Role of bioengineering and regenerative medicine in temporomandibular joint (TMJ) intracapsular reconstruction” é o título da investigação que constituirá a tese de doutoramento de David Ângelo.De uma forma muito resumida, o nosso principal objetivo é substituir o disco da ATM lesado, por um disco sintético que promova uma regeneração in-situ”.

A investigação em curso conta com o apoio da Bolsa para Jovens Investigadores em Dor, atribuída pela Fundação Grünenthal a David Ângelo no ano passado. Um impulso dado ao jovem que tem suportado a investigação a título particular. “Dentro de 6 meses entramos na fase final do estudo onde serão testados três tipos diferentes de biomateriais e comparados com este primeiro grupo de ovelhas”, adianta o investigador.

Operação a ovelha, na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Eduardo Martins

Operação a ovelha, na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Eduardo Martins

A próxima edição da Saúde Oral contará com uma reportagem realizada numa das cirurgias realizadas no âmbito desta investigação.

 

 

1 Comment