Eventos

Anunciada 3.ª Edição do Congresso Nacional de Cronobiologia e Medicina do Sono

sono

A 3ª edição do congresso Nacional de Cronobiologia e Medicina do Sono decorrerá nos dias 13 (Dia Mundial do Sono) e 14 de março, na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa. O congresso receberá figuras de destaque internacional na ciência e na medicina do sono, nomeadamente Jan Sheng-Lin, de Lyon, Lyudmila Korostsotseva, de Moscovo, Eduard Estivill, de Barcelona, e Geraldo Lorenzi, de São Paulo.

Paralelamente, decorrerão dois workshops, um sobre ventilação e outro de medicina oral no sono.

O workshop de medicina oral no sono trata-se de uma organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS) e o Instituto Europeu Wilma Simões e contará com vários convidados que debaterão temas como a fisiologia do sono, a fisiopatologia das perturbações do sono no contexto odontoestomatológico, mas também aspetos clínicos, diagnósticos, abordagens e protocolos terapêuticos.

“A interação entre medicina do sono, medicina dentária, terapia da fala e outras especialidades serão aqui muito valorizadas e o alcance facilitado a métodos simplificados de diagnóstico será também um tópico de realce”, refere Miguel Meira e Cruz, especialista em medicina do sono e presidente da APCMS, à SAÚDE ORAL

O workshop contará com vários nomes internacionais, como Pedro Mayoral Sanz, de Madrid, Esther Bianchini, de São Paulo, e Izabella Signorini, de Campinas, além de oradores nacionais.

O congresso acolherá, no dia 13, o debate “Sono e Sociedade”, que discutirá o sentido do sono no mundo atual, bem como as consequências da sua privação. Este debate, apoiado pela World Sleep Society, será moderado pelo jornalista José Gabriel Quaresma e será aberto para a população em geral.

No dia 14 de março, durante a manhã, decorrerá uma reflexão sobre o estado das certificações em medicina do sono, mais especificamente sobre a certificação em medicina oral no sono, com o apoio da espanhola SEMDeS e brasileira ABROS.