- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Alguns dos produtos de branqueamento dentário à venda não estão em conformidade com a regulação europeia

Um estudo recentemente publicado pela European Network of Official Cosmetics Control Laboratories (OCCLs), [1] entidade responsável por supervisionar os produtos de cosmética comercializados na União Europeia, revela que ainda existem muitos produtos para branqueamento dentário que não estão em conformidade com a regulação da UE ou dos Estados-Membros.

O estudo avaliou 261 amostras entre 2013 e 2017: 50% eram pastas dentífricas para branqueamento dentário, 23% eram géis de branqueamento dentário e 30% eram tiras de branqueamento dentário ou outros produtos de cosmética para branquear os dentes.

Sessenta e oito por cento destes produtos eram produzidos em países europeus e muitos destes não estavam registados no Cosmetic Products Notification Portal, contendo, no entanto, o símbolo CE, que indica que um produto está em conformidade com a regulação de saúde, segurança e padrões de proteção ambiental.

Importa referir que 71% dos produtos testados estavam em conformidade com a regulação da UE e que a maioria dos problemas de não conformidade estavam relacionados com as quantidades de peróxido de hidrogénio [2] na sua composição.

Nenhum dos produtos foi retirado do mercado depois da publicação do estudo, contudo, no caso de alguns, a publicação destes resultados levou a uma retirada voluntária do mercado, medidas corretivas ou à proibição da comercialização.