- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos com consultas de medicina dentária

A ACES Oeste Norte anunciou o lançamento de consultas de medicina dentária. Isto significa que os habitantes dos três concelhos – Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos – passam a poder usufruir de consultas nos centros de saúde locais.

Para ter acesso à consulta é necessária a referenciação por parte do médico de família e têm prioridade os adultos com diabetes, doença cardíaca e oncológica e grupos vulneráveis.

A iniciativa conta com a colaboração das Câmaras Municipais que dotaram de equipamento os gabinetes de Medicina Dentária dos centros de saúde, sendo que se pretende que até junho de 2020 todos os municípios do País tenham pelo menos um consultório de dentista.

“No caso do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, os gabinetes de Alcobaça, Caldas da Rainha e Óbidos são os primeiros do ACES, pelo que é um marco importante. A partir de agora conseguimos disponibilizar à população destes concelhos mais uma especialidade clínica que certamente se transformará numa mais-valia”, referiu a Diretora Executiva do ACES Oeste Norte, Ana Pisco.

As duas médicas dentistas e duas assistentes contratadas em regime de prestação de serviços pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) passam a estar dois dias por semana em cada um dos centros de saúde. Estima-se que em março seja possível alargar as consultas ao Centro de Saúde de Peniche.

Para uma segunda fase estão agendados os consultórios dos centros de saúde do Bombarral e Nazaré.