Investigação

Água com elevados níveis de ferro é fator de risco para o desenvolvimento de manchas nos dentes

Água com elevados níveis de ferro é fator de risco para o desenvolvimento de manchas nos dentes

Um grupo de investigadores do Grupo de Microbiologia Oral da Universidade CEU Cardenal Herrera, em Espanha, acaba de publicar um artigo científico que revela que a água da torneira com elevados níveis de ferro é um dos fatores de risco para o surgimento de manchas pretas nos dentes.

De acordo com os cientistas, um elevado nível de ferro e um pH elevado na água que é consumida, assim como a saliva, são os fatores que mais influenciam o surgimento de manchas pretas na dentição. Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram os casos de 94 pacientes de dez clínicas dentárias – metade possuía pigmentação preta no esmalte dentário e a outra metade não.

No âmbito do estudo, foram analisados os hábitos de higiene oral dos pacientes e os hábitos de consumo de alimentos e de tabaco para determinar o estado de saúde oral de cada um, nomeadamente o número de dentes com cáries, em falta, com selantes e a presença, ou não, de periodontite.

Os resultados agora publicados mostram que, para além dos elevados níveis de ferro na água consumida, também uma água com um elevado nível de pH e uma saliva com um pH elevado podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de manchas pretas nos dentes. Os resultados do estudo podem ser conhecidos em detalhe aqui.