Clínicas Dentárias

Abrem 55 clínicas dentárias por mês em Portugal

Abrem 55 clínicas dentárias por mês em Portugal

Entre 2016 e 2018, abriram 1968 clínicas dentárias em Portugal. Os dados são da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e foram revelados pelo Jornal de Notícias, indicando que no país abrem, em média, 55 clínicas dentárias por mês.

De acordo com o jornal, atualmente têm autorização para funcionar em Portugal 6514 consultórios de medicina dentária, o que indica que, em três anos, as novas licenças atribuídas correspondem a 30% do universo total. Estes números preocupam a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), que pede a intervenção da ERS.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, diz que este aumento de concorrência no setor está a levar a uma diminuição dos preços praticados, prejudicando os pequenos consultórios em relação aos grandes grupos empresariais.

O bastonário voltou ainda a criticar a “publicidade enganosa” das empresas, falando ainda das intervenções a “preço de saldo” e das “promessas de resultados que não podem ser cumpridas e garantias de tratamentos que não podem ser dadas”.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o bastonário da OMD revela ainda que existem casos de recém-formados que aceitam ganhar quatro euros à hora, e lembra que os consumidores devem “desconfiar do que é gratuito”.  De acordo com dados recentemente divulgados pela Ordem dos Médicos Dentistas, a percentagem de dentistas que recebem menos de 19% por tratamento é de 3%, e entre 20% e 29%, é de 13%.