- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Abordagem holística para dentes e gengivas

Segundo o jornal, o médico dentista David Satloff foi o primeiro profissional no Reino Unido (1990) a obter certificação em gestão da dor. Estudou terapias alternativas na China, entre as quais, acupunctura, e esteve dois anos no Peace Corps, depois de se licenciar na Universidade de Tufts, em 1981, tendo-se ainda dedicado ao estudo do sistema neuromuscular e aos distúrbios temporomandibulares.
Durante a sua carreira adoptou diversas técnicas alternativas, possibilitando, por exemplo, que os seus pacientes pudessem ter acesso a correntes de energia para o tratamento de várias doenças. «É aquilo que se aprende fora da universidade», comentou ao referido jornal.
Satloff não utiliza amálgamas de mercúrio nas obturações dentárias há mais de 20 anos e critica o facto de estas ainda serem legais nos Estados Unidos. Porém, segundo o médico dentista, existem outros metais que podem afectar pacientes com particular sensibilidade dentária, salientando que testes de biocompatibilidade podem ajudar a determinar o nível de sensibilidade dos pacientes.
A infecção crónica é outro dos problemas dentários, sublinhados pelo profissional, que pode afectar a saúde em geral, nomeadamente problemas cardíacos. E conforme, destacou, muitos pacientes sofrem desta condição sem terem conhecimento disso, pelo que defende que a melhor forma de a solucionar é «tratar antes dos restantes procedimentos a realizar».
O médico dentista diz que o trabalho que desenvolve é essencialmente dirigido a pacientes que procuram respostas fora dos cuidados de saúde tradicionais e que a sua prática profissional centra-se essencialmente na dor e ortopedia craniofacial, estética facial e dentisteria estética, que para além da sua clínica, dá consultas duas vezes por semana no Instituto de Estética Craniofacial da Universidade de Medicina Dentária da Universidade de Tufts.