- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

47,2% das crianças espanholas de 12 anos têm cáries

Na sondagem sobre “Saúde buco-dentária em pré-escolares em Espanha de 2007”, observa-se que a prevalência de cáries em pré-escolares do país se situa entre 17,4% com três anos e 26,2% com quatro anos de idade. Em comparação, em países como a França, com quatro anos, 37,5% das crianças têm cáries, enquanto que na Noruega, com três anos, 20% das crianças sofre desta patologia.
Dentro destes grupos, verifica-se que entre 2,7% e 5,4% das crianças, com três e quatro anos, estão seriamente afectadas por esta doença na maior parte dos dentes da sua boca.
«O diagnóstico precoce é importante para obter um tratamento com sucesso das doenças orais. Portanto, é importante as crianças receberem um exame por parte do odontopediátra, ao longo das diferentes etapas de crescimento, como parte das visitas de rotina sobre a sua saúde», aconselhou a professora titular de Odontopediatria, Paloma Laneéis, da Universidade Complutense de Madrid.
Neste sentido, o Ministério da Saúde espanhol vai financiar um programa para conseguir que todas as crianças espanholas, entre os sete e os 15 anos, recebam, no sistema público, os mesmos cuidados dentários, independentemente da comunidade autónoma em que estejam inseridas.
O Plano de Saúde Buco-dentária será apresentado pelo ministro Bernat Soria aos conselheiros das 17 comunidades autónomas em Outubro deste ano. O projecto ambiciona assegurar uma série de tratamentos, como as limpezas orais, as selagens de fissuras ou as extracções e as revisões periódicas.