- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

47% dos portugueses não foi ao dentista em 2017

Quase metade dos portugueses (47%) não foi ao dentista [1] em 2017, uma percentagem que está acima da média europeia de 45,1%. Os dados são do Eurostat, que num estudo recentemente publicado revela que 33,6% dos portugueses vai ao dentista entre uma a duas vezes por ano e que 14,2% vão entre três a cinco vezes por ano.

O estudo mostra ainda que no que diz respeito à medicina geral, 44,2% dos portugueses vai ao médico entre uma a duas vezes por ano. Apenas 25,3% vai entre três a cinco vezes e 18,7% dizem ainda que não vão. Também aqui os portugueses estão acima da média europeia, já que apenas 37,6% dos europeus indica que vão ao médico generalista entre uma a duas vezes por ano.

O Eurostat diz ainda que “a nível da UE, a frequência das consultas de médicos generalistas foi mais elevada nas mulheres do que nos homens”, o que também se verificou nas “visitas a dentistas ou a cirurgiões gerais”.

A Dinamarca é o país onde as pessoas vão mais vezes por ano a consultas de medicina geral, com 49% a indicar que vai ao médico entre cinco a seis vezes por ano. Por outro lado, a Grécia é o país onde mais pessoas indicam não ir ao médico (61%).