- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Ana Coelho: “Tenho uma grande sorte em estar integrada numa equipa multidisciplinar de Medicina Dentária”

O que representa vencer o Prémio Figura do Ano na área da Odontopediatria?

Vencer o prémio representa um reconhecimento de todo o meu esforço e dedicação à especialidade de Odontopediatria. É um prémio que tem um cariz muito especial pois é atribuído pelos meus pares, por colegas de profissão com muita experiência, muitos dos quais são uma referência para mim na Medicina Dentária! Tem um valor ímpar sentir que este prémio me foi reconhecido por profissionais tão respeitados na nossa profissão.

Como tem sido o seu percurso na medicina dentária e porque escolheu esta área?

Terminei a minha licenciatura na FMDUL em 1999. No entanto, desde aluna que sempre tive a certeza de que a Odontopediatria era a área da Medicina Dentária à qual me queria dedicar. Os meus professores da disciplina de Odontopediatria foram a minha primeira referência e um estímulo para mais tarde procurar formação pós-graduada específica nesta área.

Sensivelmente um ano depois de terminar a licenciatura em Medicina Dentária fui aceite num programa de formação pós-graduada em Odontopediatria. Estive dois anos em tempo integral na Universidade de Barcelona, como aluna da Pós -Graduação em Odontopediatria. Esta formação foi muito enriquecedora quer a nível profissional, quer no meu crescimento pessoal (mas confesso que me custou muito estar ausente da família).

Nestes dois anos (2000-2002) só vinha a Portugal uma semana no Natal, outra na Páscoa e no mês de Agosto. Foi nestes primeiros períodos de férias que iniciei a clínica privada em exclusividade na área da Odontopediatria e tem sido desde então um desafio crescente. Tenho uma grande sorte em estar integrada numa equipa multidisciplinar de Medicina Dentária,  com colegas e amigos de elevadíssimo valor profissional, académico e pessoal.

O facto de ter, em paralelo, uma carreira académica como docente da FMDUL concede-me o privilégio de me “obrigar” a procurar uma atualização contínua nesta área de conhecimento, a partilhar experiências e dúvidas com os outros professores, docentes e mesmo com os alunos, permitindo-me ter uma visão mais integral da Odontopediatria. É sem dúvida uma parte muito importante e enriquecedora do meu percurso profissional.

Projetos para o futuro?

Projetos para o futuro terei sempre! A luta diária de me superar e ser cada vez mais completa nesta profissão tão difícil. Aprender com os erros e com os momentos que nos correm menos bem. Contribuir para ensinar um pouco aos que agora nos procuram algum ensinamento!