Um estudo desenvolvido pela NexHealth indica que as profissões que tratam a saúde dentária deverão expandir-se cerca de 10 % nos próximos sete anos, a par de uma mudança no comportamento do doente, que estará mais alerta para a Saúde Oral. Neste contexto, a Impress, cadeia de clínicas de ortodontia invisível, identifica cinco tendências para 2023.
Impulsionadas pela tecnologia, há mudanças que já se fazem sentir e que serão determinantes no novo ano. A Medicina Dentária Digital, uma das tendências com maior expressão na Saúde Oral, representa a transição para a medicina digital. Neste sentido, a tecnologia junta-se à equipa para melhorar a qualidade dos cuidados e para tornar a experiência do cliente mais eficiente e conveniente. Esta tendência engloba, por exemplo, raios X digitais, imagens 3D e até o acompanhamento de tratamentos através de aplicações digitais – métodos já utilizados em alguns consultórios, mas que irão vingar em 2023.
A Ortodontia Cosmética é outra área protagonista em 2023, por via de uma consciência crescente da importância da imagem. Assim, destaque para tratamentos como branqueamentos, facetas ou aparelhos dentários estéticos invisíveis. O avanço da tecnologia tem permitido aos profissionais desta área desenvolver e oferecer uma gama de procedimentos cosméticos mais ampla e acessível.
Nos próximos anos, profissionais e clínicas irão concentrar-se nos tratamentos de prevenção, como limpezas orais ou rastreios ao cancro oral. O provérbio “mais vale prevenir do que remediar” será regra.
As redes sociais têm ganho expressão nos últimos anos e, por isso, espera-se que esta tendência se estenda também à indústria dentária. Estes meios têm demonstrado ser um meio eficaz para conectar clínicas e profissionais a pacientes e potenciais pacientes. Espera-se, pois, que, cada vez mais, as clínicas apostem nas redes sociais para dar a conhecer serviços e até construir a sua marca.
A aposta nas redes potencia a utilização de testemunhos de pacientes como forma de clínicas e dentistas conseguirem a confiança do público e gerarem credibilidade. Assim, é esperado que mais clínicas passem a divulgar testemunhos nos seus canais de marketing. A par dos testemunhos, as pessoas recorrem cada vez mais aos meios digitais para recolher informação e feedback acerca de consultórios e especialistas, o que permite aos profissionais chegar a uma audiência maior e fornecer mais informação sobre os seus serviços.