Apoiar a Saúde Mental e o bem-estar dos profissionais de saúde oral a nível individual, organizacional e nacional é o objetivo da mais recente iniciativa lançada pela FDI – World Dental Federation: um kit de ferramentas digitais.
Justificando o projeto, a federação sustenta que os médicos dentistas e outros membros das equipas na área odontológica podem enfrentar altos níveis de exigência na prática diária, afetando, em última análise, o seu desempenho e bem-estar. Considera, assim, que apoiar estes profissionais é essencial para manter uma força de trabalho saudável e garantir que os doentes recebem o melhor atendimento possível.
Com esse objetivo, a FDI lançou um kit de ferramentas digital para promover a Saúde Mental e o bem-estar no local de trabalho, o qual visa fornecer às associações nacionais as informações e ferramentas apropriadas para proporcionar suporte a médicos dentistas e às restantes equipas.
Algumas das ferramentas incluem questionários individuais para avaliar a situação, um modelo de carta para advogar junto às autoridades relevantes e um exemplo de pesquisa nacional sobre Saúde Mental que os diversos países podem implementar.
O kit está organizado em três níveis de ação – o profissional de saúde oral, o organizacional e o nacional. Cada nível de ação é composto por três secções principais: determinar, fazer e discutir. A seção “determinar” oferece recomendações para ajudar a avaliar a Saúde Mental e o bem-estar. Já a secção “fazer” inclui recomendações e planos de ação adaptados para os diferentes níveis. Por fim, a “discussão” contempla ferramentas de comunicação e recomendações para defender e promover a Saúde Mental e o bem-estar.
De acordo com a FDI, os recursos do kit ajudarão também a aumentar a consciencialização global e a combater o estigma da Saúde Mental na Odontologia.