Quantcast
Saúde Oral

Pacientes com cuidados periodontais com melhor recuperação de ataques cardíacos

Pacientes com cuidados periodontais com melhor recuperação de ataques cardíacos

Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, revela que os pacientes que recebem cuidado periodontal recuperam melhor após um ataque cardíaco. A investigação analisou pacientes que recebiam cuidados periodontais, os que faziam higienizações e os que não recebiam cuidados de saúde oral entre 2016 e 2018 e que sofreram de ataque cardíaco em 2017.

Em comunicado, a universidade relata que os pacientes que sofreram ataques cardíacos e receberam cuidados de manutenção periodontal tinham a menor duração de permanência no hospital, e mais visitas de acompanhamento. A maior duração da estadia foi experimentada pelo grupo sem cuidados dentários.

 

“Depois de controlar vários fatores, o grupo com cuidados periodontais tinha maiores probabilidades de ter visitas pós-hospitalares”, disse o coautor do estudo, Romesh Nalliah.

 

Não houve uma diferença estatisticamente significativa entre os outros grupos (cuidados periodontais ativos e cuidados regulares) em comparação com o grupo sem cuidados.

O estudo, publicado no Journal of the American Dental Association, não estabeleceu uma relação causal entre a periodontite e a doença cardíaca. No entanto, “os nossos resultados acrescentam peso à evidência de que a saúde médica e dentária estão intimamente interligadas. Cada vez mais estudos como o nosso mostram que é um erro praticar medicina sem a consideração atenciosa da saúde oral do paciente”, alerta Romesh Nalliah.

Metodologia do estudo sobre periodontite e ataques cardíacos

 

Utilizando a base de dados MarketScan, foram analisados 2 370 pacientes que se enquadraram nos critérios de estudo. Destes, 47% receberam cuidados regulares ou outros cuidados de saúde oral, 7% receberam cuidados periodontais ativos (plano de raiz e escalamento periodontal) e 10% receberam cuidados periodontais controlados (manutenção). Mais de 36% não tinham cuidados de saúde oral antes de serem hospitalizados.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?