Quantcast
Saúde Oral

OMS lança relatório sobre estado global da saúde oral

OMS lança relatório sobre estado global da saúde oral

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um relatório sobre o estado global da saúde oral, quase 20 anos desde a publicação do World Oral Health Report em 2003.

Segundo explicado no site da Federação Dentária Internacional (FDI), o relatório é outro importante marco no processo mais amplo de mobilização de ação política e recursos para a saúde oral.

 

O relatório fornece a primeira imagem abrangente das doenças orais e destaca desafios e oportunidades para acelerar o progresso rumo à cobertura universal de saúde (UHC) para a saúde oral. É também dada enfase às desigualdades, com uma maior ocorrência de doenças nos grupos populacionais mais vulneráveis e desfavorecidos dentro e em todas as sociedades.

“O nosso maior desafio agora é garantir que todas as pessoas, onde quer que vivam e qualquer que seja o seu rendimento, tenham os conhecimentos e ferramentas necessários para cuidar dos seus dentes e bocas, e o acesso à prevenção e cuidados quando precisam”, explica o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

O número estimado de casos globais de doenças orais ascende a 3,5 mil milhões de pessoas. O valor é superior em mil milhões ao número de casos combinados de todas as desordens mentais, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crónicas e cancros.

Estima-se que 2,5 mil milhões de pessoas sofram apenas de cárie dentária não tratada. A ocorrência de doenças orais está a aumentar globalmente, a um ritmo que supera o crescimento populacional.

 

“Não pode haver uma abordagem ‘one-size-fits-all’. Mas ao compreender os problemas específicos do país e definir as prioridades, de acordo com o que os dados e até as lacunas mostram, ajudará a FDI e os seus membros a implementar as estratégias mais impactantes”, explicou a presidente da FDI, Ihsane Ben Yahya.

Pode ler o relatório aqui. Pode analisar ainda o perfil de Portugal aqui.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?