Quantcast
Saúde Oral

O impacto da água gaseificada na saúde oral

água gaseificada impacto saúde oral

A água gaseificada têm-se tornado um segmento cada vez mais popular na indústria das bebidas, com vendas anuais a rondar os 4 mil milhões de dólares nos Estados Unidos da América. No entanto, as dúvidas do impacto na saúde, nomeadamente na oral, têm surgido cada vez mais, tendo o The New York Times questionado alguns especialistas para perceber de que forma impacta na saúde.

A água gaseificada contém dióxido de carbono, que é convertido em ácido carbónico quando misturado com a saliva, o que leva à diminuição dos níveis de pH na boca. Bebidas com um menor pH podem ser erosivas para os dentes, tornando-os mais suscetíveis a cáries dentárias. No entanto, com base num estudo de 2016, publicado no Journal of the American Dental Association, a água gaseificada sem adição de açúcar não é tão erosiva como os refrigerantes ou sumos de fruta.

Algumas marcas adicionam ingredientes como ácido cítrico, que podem aumentar o nível de acidez. Apesar disso, segundo o porta-voz da American Dental Association, Brittany Seymour, “seria necessário imenso consumo ao longo do dia para ter efeitos prejudiciais similares aos dos refrigerantes ou sumos de fruta”.

A especialista considera que, face ao potencial erosivo da água gaseificada, esta deve ser tomada uma vez por dia. Ou “se quiser tomar duas ou três vezes por dia, talvez acompanhá-las com uma refeição”, acrescentou.

Brittany Seymour recorda que quando se come, a boca produz saliva adicional, o que pode ajudar a neutralizar os ácidos na superfície dos dentes. No caso de se beber água deste tipo sem comida, recomenda ingeri-la enquanto se faz o jantar.

Outra das recomendações é lavar os dentes com pasta de dentes com flúor 30 minutos depois de beber, de forma a diminuir a possibilidade de decadência do dente. O período antes de lavar os dentes deve-se a dar oportunidade ao esmalte de remineralizar-se após ter sido suavizado pela acidez.

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?