- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Mercado odontológico espanhol está a recuperar

O novo estudo Flash Trend Global Market, promovido pela Federación Española de Empresas de Tecnología Sanitaria (FENIN [1]) e o Instituto Key-Stone relata uma recuperação progressiva do mercado odontológico em Espanha [2] durante o primeiro trimestre do ano, avança o portal Gaceta Dental [3]. Os valores de consumo atingiram os números habituais pré-pandémicos.

A faturação total aumentou 20% em comparação aos primeiros meses de 2020 e diminuiu apenas 3% em relação ao primeiro trimestre de 2019. No segmento dos equipamentos, detetou-se um crescimento em 30% dos equipamentos Cad-Cam em comparação aos valores anteriores à pandemia.

O consumo clínico e laboratorial apresenta níveis muito semelhantes aos de 2019. Já o aumento da comercialização de EPI e produtos de higiene e desinfeção levou o segmento como um todo a crescer 8%. Do lado negativo encontra-se a venda de equipamentos mais tradicionais.

O presidente do setor dentário da Fenin, Juan M. Molina, destacou que “a saúde oral volta a desempenhar um papel importante nos doentes. Estes resultados do mercado dentário refletem a realidade do setor, onde se está a mover e como as novas tecnologias estão a ter cada vez mais peso”.

Já o presidente do Instituto Key-Stone, Roberto Rosso, indicou que “à luz destes resultados preliminares espera-se uma recuperação constante e estrutural, o futuro enfrenta algum otimismo e os valores de faturação pré-pandemia provavelmente irão recuperar ao longo deste ano”.