- Saude Oral - https://www.saudeoral.pt -

Impress alerta para impacto da Blue Monday na saúde oral

A cadeia de clínicas especializadas Impress [1] alertou para o agravamento de problemas ao nível da saúde oral, no âmbito da “Blue Monday”, uma segunda-feira que dizem ser o dia “mais triste do ano”.

Em comunicado, o chefe ortodontista da Impress, Khaled Kasem, alerta que “quando estamos sob stresse, o nosso corpo pode reagir de várias maneiras diferentes, podemos suar, ter dores no peito ou sofrer de problemas estomacais. No entanto, a tristeza e a ansiedade podem refletir-se também na saúde de um sorriso, que não só se desvanece, como enfrenta alguns problemas de saúde”.

 

O especialista lembra três consequências do stresse nos dentes e algumas das soluções:

  1. Bruxismo [2] – Khaled Kasem informa que “o stresse causa uma tensão extra nos músculos que pode levar ao ranger involuntário dos dentes, uma prática conhecida como ‘bruxismo’. Para o prevenir, é importante controlar os sintomas que vão desde dentes cerrados, a dores faciais e de ouvidos”.
  2. Unhas roídas – “São muitas as pessoas que roem as unhas em situações de ansiedade, mas essa é uma prática que pode acarretar sérias consequências na boca, tendo em conta a fácil transmissão de germes das mãos para a boca. Para prevenir infeções orais, a solução assenta em manter as unhas cortadas curtas e procurar arranjar um hábito alternativo”, nota o especialista;
  3. Boca seca – stresse, ansiedade e depressão são responsáveis por diminuir a produção de saliva, o que resulta numa boca seca. “Para reduzir essa consequência natural, é necessário beber bastante água para que se mantenha sempre hidratado”, lembra.

O chefe ortodontista da Impress alerta ainda que, caso todas estas consequências se estendam para lá da Blue Monday e se prolonguem no tempo, é necessário procurar a ajuda de um profissional.