Quantcast
Saúde Oral

Impacto da alimentação na estrutura facial

A alimentação pode mudar a estrutura facial e alterar a respiração. O médico Abdel Wahab Dannawi, num artigo para a Dentistry, explica quais são os impactos da alimentação a esse nível.

Vários antropólogos e investigadores estudaram a diferença entre as mandíbulas dos residentes de áreas urbanas e rurais. Os profissionais descobriram que muitos dos problemas ortodônticos comuns que afetam pessoas em nações industrializadas são causadas pela dieta moderna suave, fazendo com que a mandíbula cresça demasiado curta e pequena, em relação ao tamanho dos seus dentes, o que por sua vez causa impactação nos dentes.

 

“Não só a nossa dieta moderna nos traz dentes aglomerados e molares impactados, mas também muda a nossa postura esquelética e leva-nos a não obter oxigénio suficiente”, aponta o médico.

Se o maxilar não se desenvolver bem, tal pode levar à maloclusão e a dentes do siso impactados. Outras das consequências apontadas por Abdel Wahab Dannawi é o subdesenvolvimento da órbita ocular, o que causa estigmatismo e miopia. Além disso, diminui o oxigénio que é inspirado.

 

“Na respiração normal, a passagem nasal é delineada para retardar o fluxo de ar dentro dos seios perinasais para aquecer e humidificar o ar e permitir que ele se misture com óxido nítrico, o que aumenta a ingestão de oxigénio dentro dos pulmões. Mas quando os indivíduos respiram pela boca, os pulmões secam e infiltram-se com ar e sem óxido nítrico. Isto significa que o seu corpo está constantemente a ficar sedento por oxigénio, o que, a longo prazo, pode prejudicar os músculos cardíacos e o tecido cerebral”, explica o médico.

Como exemplo do impacto da nutrição na estrutura facial, Abdel Wahab Dannawi utiliza os bebés que são amamentados, no qual estes são induzidos a usar os músculos da língua para empurrar o seio da mãe até ao céu da boca. Este ato vai achatar e ampliar o palato e dar espaço para os dentes superiores.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?