Quantcast
Saúde Oral

Hospital de Santa Maria – Porto recebe nova unidade de diagnóstico de lesões orais

Tiago Fonseca

O Hospital de Santa Maria – Porto conta agora com uma nova Unidade de Diagnóstico de Lesões Orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral.

Segundo explicado em comunicado, a UDLO é coordenada pelo médico estomatologista, Tiago Fonseca. Através da implementação de um protocolo articulado entre as especialidades de Estomatologia, Anatomia Patológica, Imagiologia e Medicina Dentária, a UDLO do Hospital de Santa Maria – Porto permite um diagnóstico de qualquer lesão mucosa ou óssea da boca.

 

“Na unidade, a biopsia de uma lesão oral pode ser realizada no próprio dia da (primeira) consulta. A partir daí, o resultado da análise anatomo-patológica consegue ser disponibilizado até quatro dias, em média, e, nas situações em que houver necessidade de estudo imagiológico, essa mesma avaliação consegue ser feita, nos três dias seguintes”, explica o hospital.

Nos casos de cancro oral, a meta é que o conjunto do diagnóstico, do estadiamento e do encaminhamento para uma avaliação multidisciplinar estejam concluídos até dez dias.

 

A UDLO possibilita também o tratamento médico (farmacológico) ou cirúrgico (operatório) de entidades benignas, bem como a intervenção em casos malignos simples. Existe, igualmente, a hipótese de disponibilização de acompanhamento nutricional e psicológico e de orientação na higiene oral e na cessação tabágica.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?