Quantcast
Saúde Oral

Apenas cinco dos 12 Gabinetes de Saúde Oral no Médio Tejo estão a funcionar

Apenas cinco dos 12 Gabinetes de Saúde Oral no Médio Tejo estão a funcionar

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) denunciou que apenas cinco dos 12 Gabinetes de Saúde Oral previstos estão a funcionar. A denúncia surge no seguimento do novo gabinete de saúde oral do Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha não ter entrado em funcionamento como anunciado para junho, noticia o portal Mediotejo.

Relativamente a este último, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) revelou que “surgiram alguns constrangimentos técnicos com o equipamento de Saúde Oral do Centro de Saúde Vila Nova da Barquinha que pensamos já estarem ultrapassados, pelo que contamos que, entretanto, as consultas se iniciem brevemente”.

 

Num âmbito mais alargado, o representante da CUSMT, Manuel José Soares, alerta que “embora com algum atraso”, os gabinetes de saúde oral foram instalados em todos os Centros de Saúde do Médio Tejo. No entanto, são poucos os que “estão a funcionar [com saúde oral] e têm profissionais”.

“Nos casos de Fátima, Mação, Ferreira, Alcanena, Sardoal, Constância, Torres Novas, os profissionais abandonaram o serviço, não sabemos o que é que se passa, isto é, da responsabilidade da ARS, o que é verdade é que com este paradoxo – não havia saúde oral porque não havia gabinetes, equipamentos e condições. Hoje há gabinetes, equipamentos e condições e não há profissionais – nós vamos indagar o que é que se passa realmente com isto, mas achamos realmente muito estranho”, afirmou Manuel José Soares.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?