Quantcast
Saúde Oral

O uso de ferramentas digitais na saúde “tem um impacto claro e significativo nos pacientes”

O uso de ferramentas digitais na saúde “tem um impacto claro e significativo nos pacientes”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Universidade Aberta da Catalunha promoveram um estudo que analisou o uso de telemedicina em 53 países na região da Europa (compreende os países europeus e alguns da Ásia Central). De acordo com a Gaceta Dental, a investigação analisou mais de dois mil estudos na área e contou com a participação de mais de 200 mil pacientes.

“Nós descobrimos que o uso de ferramentas digitais na prestação de serviços de saúde tem um impacto claro e significativo nos pacientes”, declarou o assessor regional da OMS em saúde digital e dados, David Novillo Ortiz.

 

“Observámos melhores resultados clínicos, melhor seguimento por parte dos profissionais de saúde e um benefício geral, tanto para os pacientes como para os profissionais”, declara.

Apesar das vantagens, o estudo também detetou os principais obstáculos na hora de utilizar a telemedicina. O principal autor do estudo,  Francesc Saigí, indica que “esta revisão permite-nos capturar as barreiras e principais facilitadores ligados à implementação da telemedicina na região europeia”.

 

Na sua visão, “isto é muito útil para a formulação de políticas públicas, em que aspetos como a liderança, governação, infraestruturas e regulamentos, tanto legislativos como económicos, devem estar presentes nas estratégias digitais de saúde”.

A falta de competências e conhecimentos relacionados com a tecnologia, a carga de trabalho e a falta de evidência científica definitiva no seu contributo clínico foram os principais desafios mencionados pelos profissionais de saúde.

 

“Observou-se também que há pacientes que mostram resistência ao uso de ferramentas de telemedicina, principalmente porque preferem ter contacto pessoal com os seus profissionais”, acrescenta David Novillo Ortiz.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?