Quantcast
OMD

“Feche a torneira enquanto lava os dentes” é a nova campanha da OMD

“Feche a torneira enquanto lava os dentes” é a nova campanha da OMD

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), numa ação inédita de apoio à situação de seca meteorológica que Portugal enfrenta, lançou a campanha “Feche a torneira enquanto lava os dentes”. O objetivo passa por sensibilizar os portugueses para a necessidade de não desperdiçarem água.

A OMD lembra que “uma torneira aberta durante dois minutos, o tempo recomendado para a escovagem dos dentes, pode gastar até 24 litros de água. Tendo em conta que a escovagem dos dentes deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao dia, a poupança de água pode chegar por dia e por pessoa aos 48 litros, ou seja, 17 520 litros de água por ano”.

 

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, considera que “mais do que nunca, poupar água não é apenas uma decisão sustentável, mas um compromisso com a adequada gestão dos recursos naturais. Num momento em que o país está numa situação de seca severa e extrema, a Ordem dos Médicos Dentistas pretende consciencializar a população para a adoção de pequenos hábitos que fazem toda a diferença na hora de poupar água”.

A campanha alerta não só para o desperdício de água, mas também para a “regra de ouro” da saúde oral: a fórmula 2×2 – lavar os dentes durante dois minutos, pelo menos duas vezes por dia.

 

Esta campanha, que alia sustentabilidade e literacia em saúde, estará visível na rede nacional de multibanco em todo o País.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?