Quantcast
Saúde Oral

FDI apoia projetos na Nigéria, Índia, Quénia e Tanzânia

FDI apoia projetos na Nigéria, Índia, Quénia e Tanzânia

A Federação Dentária Internacional (FDI), através do seu World Dental Development Fund (WDDF), vai apoiar projetos na Nigéria, Índia, Quénia e Tanzânia com 10 mil dólares cada.

Em comunicado, a FDI explica que o WDDF foi estabelecido em 1999 e apoia iniciativas com objetivos claros de promoção e melhoria da saúde oral e prevenção de doenças orais em áreas com rendimento limitado e com necessidades a este nível.

 

Na Índia, o WDDF apoia um projeto da Indian Dental Association (IDA) cujo principal objetivo é reduzir o consumo de açúcar pela população do país, através do desenvolvimento de uma massa crítica de defensores do controlo de açúcar na IA.

Outro projeto vencedor da associação inclui a abordagem comum do fator de risco para melhorar a saúde oral e desnutrição na infância de forma a prevenir cáries infantis. O programa utiliza uma intervenção baseada na comunidade, que inclui: educação sobre nutrição e higiene oral para trabalhadores comunitários de saúde, professores, pais e crianças; escovas de dentes e pasta de dentes para todos, duas a três vezes por ano; e exames dentários com encaminhamento para o tratamento dentário, conforme necessário.

 

No caso do Quénia, a Kenya Dental Association (KDA) está a realizar um programa piloto no Kiambu County para treinar voluntários comunidades de saúde com o objetivo de aumentar o seu conhecimento de saúde oral, melhorar a promoção da saúde oral e a prevenção e a deteção precoce de doenças orais nas comunicades.

Já Nigerian Dental Association está focada nas intervenções de saúde oral e nas cáries em crianças. O seu objetivo é determinar o efeito das intervenções de saúde oral na incidência de cáries em crianças nigerianas com dois anos, enquanto analisa a sua ocorrência após as intervenções.  Outro objetivo deste projeto é também avaliar a associação entre idade das mães, o sexo da criança, o estatuto socioeconómico, e a presença de cáries nas mães e a ocorrência de cáries na infância.

 

Na Tanzânia, a Tanzania Dental Association está a desenvolver o Kinywa Changu Project, dirigido a crianças com necessidades especiais de saúde entre os três e os 14 anos, em escolas diferentes e centros especiais em três regiões do país. A iniciativa deverá atingir cerca de três mil crianças.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?