Qualquer empresa pretende ter um retorno no seu investimento (ROI), independentemente da área do negócio em que está inserida. Uma clínica ou um consultório não é diferente, apesar do foco do seu negócio estar na saúde. Mesmo sabendo que a área da saúde é algo distinto de qualquer outra transação comercial, todas as empresas visam o crescimento, a angariação de novos clientes, a superação de objetivos, o lucro, a prosperidade.
Uma das formas que as empresas (clínicas e consultórios incluídos) têm de garantir isso é apostando no marketing digital. No entanto, convém perceber se o dinheiro investido está a ter o retorno desejado.
Como posso analisar o retorno do investimento (ROI) em Marketing Digital na minha clínica?
Negócios
Qualquer atividade empresarial vive da comercialização de bens e de serviços, nomeadamente de alguma (ou várias) destas variáveis: da troca, compra e venda de produtos, bens, serviços, entre outras, estando elas destinadas à obtenção de lucro.
O marketing digital tem inúmeras vantagens que permitem contribuir de forma eficaz para os objetivos de qualquer empresa, até de clínicas e de consultórios. A construção de uma boa marca visa a criação de um bom produto. Ter um bom serviço para o consumidor implica disponibilizá-lo adequadamente no mercado. Mas também é importante desenvolver estratégias de marketing eficazes, criando valor acrescentado para o consumidor.
As estratégias e campanhas de marketing visam convencer o consumidor de que o produto disponibilizado não é apenas mais um entre os muitos que estão no mercado. Deve haver algo distinto, especial, único na sua empresa, consultório ou clínica. O marketing digital permite dar a conhecer esse lado da empresa.
O Marketing Digital
A internet tem conhecido grande evolução. Esse desenvolvimento permite que qualquer empresa, ao apostar no marketing digital, consiga levar o seu negócio a multidões. As empresas deixam de estar remetidas ao sucesso local, podendo “facilmente” apostar num sucesso regional, nacional e até internacional. Para isso, são necessárias estratégias digitais e investimento feito com precisão para permitir alavancar os negócios.
Os consultórios ou clínicas, como qualquer outras empresas, visam esse crescimento; procuram a angariação de novos clientes/pacientes; pretendem a superação de objetivos; necessitam de lucro; e têm como objetivo a prosperidade. Por isso, também devem analisar o retorno do investimento em marketing.
Análise do retorno do investimento em marketing (ROI) para a sua clínica
A tarefa não é simples, mas deve de ser realizada. O investimento de tempo na aprendizagem desta capacidade revela-se bastante lucrativo, em vários sentidos.
O ambiente de marketing de qualquer empresa interfere direta ou indiretamente na organização de uma entidade empresarial. Os especialistas em marketing, ao saberem analisar as oportunidades existentes, gerem a empresa em função das potencialidades e tendências dos mercados para os diversos setores.
Retorno do investimento – ROI
O que é o ROI? ROI é uma sigla em inglês (Return On Investment) que significa Retorno Sobre o Investimento. Esta é uma referência a uma métrica que é utilizada para saber quanto ganhou a empresa (clínica/consultório) com os investimentos realizados, nomeadamente na área do marketing.
O cálculo do ROI pode implicar o levantamento da receita total, a subtração dos custos e a divisão desse resultado pelos custos.
Benefícios ROI
O cálculo do ROI traz diversas vantagens para as clínicas. Estas são:
- O ROI ajuda a dar prioridade aos projetos que são mais rentáveis e que têm maior lucro potencial;
- O ROI ajuda a proporcionar uma perspetiva mais ampla e sistémica de toda a empresa;
- O ROI ajuda a simplificar o levantamento de dados relevantes e úteis;
- O ROI permite contribuir para um maior acerto nas decisões tomadas;
- O ROI ajuda a justificar os investimentos realizados.
O cálculo do retorno do investimento em marketing para uma empresa é valioso, pois permite que se percebam quais são as estratégias que estão efetivamente a gerar vendas e lucros. Ele permite também saber quais as estratégias que não geram resultados, indicando o caminho a seguir. Ele permite, assim, aplicar os investimentos em marketing com acerto, gerando aumentos significativos nas vendas e na notoriedade.
Medir o ROI das ações de marketing permite consolidar a estratégia de geração de leads e de angariação de clientes; permite que se percebam quais os canais onde se deve reforçar o investimento e quais são aqueles em que se deve evitar investir.
Ideias base para obter sucesso com o seu investimento
Gestão do tempo
Para alcançar o sucesso, é importante conseguir gerir bem o (seu) tempo. Só com tempo (e capacidade de o gerir bem), consegue obter o retorno e o aumento de vendas e de notoriedade desejados.
Ser resiliente
O sucesso não é imediato. A implementação de várias estratégias de marketing digital representa um começo do zero. É compreensível que seja necessário algum tempo (e paciência) até que se vejam resultados palpáveis do rumo que está a ser tomado.
É necessário ser persistente
Não temer o início, quando é mais comum haver erros do que acertos. Este é um momento de ir ajustando as estratégias. A implementação de estratégias pode levar a sucessos e a insucessos, que geram dados relevantes.
Qualquer empresa e tipo de negócio têm objetivos distintos. São necessários diversos testes de modo a que se perceba qual a estratégia que garante maior retorno.
É necessário definir micro-metas
Estabelecer pequenas metas intercalares é sensato, sendo possível acompanhar de modo mais assertivo todo o desenvolvimento da campanha realizada. É também possível analisar o retorno do investimento em marketing da empresa, da clínica ou consultório.
É necessário definir um budget
Nem sempre é fácil, mas é indispensável definir o budget para a campanha. Convém pensar bem. Uma boa planificação prepara os resultados futuros.
É necessária confiança no trabalho realizado
Para obter sucesso, é importante acreditar em si e no projeto, no investimento, nas estratégias e nas pessoas que realizam o trabalho.
Parceiro
Os cálculos do ROI podem representar desafios exigentes para a sua clínica ou consultório. Pode ser sensato recorrer à experiência e know-how de uma empresa especialista em marketing, com conhecimentos na área da saúde.
Uma empresa como a Constant Circle revela-se o parceiro ideal para que a sua clínica ou consultório tenha o sucesso desejado, pois alia experiência em marketing digital a um conhecimento consolidado na área da saúde.
*Nuno Gonçalves é cofundador da Constant Circle e da Doctorino. Este artigo foi publicado originalmente no blogue da primeira empresa, que se assume como um estúdio de consultoria digital.