Quantcast
Saúde Oral

Cessação tabágica nos EUA diminuiu pela primeira vez numa década

Cessação tabágica nos EUA diminuiu pela primeira vez numa década

A cessação tabágica, ato de desistir de fumar, diminuiu pela primeira vez numa década nos Estados Unidos da América (EUA). Recorde-se que o tabagismo está associado a doenças dentárias como a periodontite.

O portal DrBicuspid noticia que o número anual de tentativas de cessação no ano passado diminuiu pela primeira vez desde 2011, passando de 65,2% para 63,2%. Os maiores decréscimos foram entre indivíduos entre os 45 e os 64 anos, aqueles com duas ou mais comorbilidades, e afro-americanos. A taxa de cessação recente e bem-sucedida manteve-se inalterada.

 

Simultaneamente, as vendas de produtos de substituição de nicotina diminuíram em todos os estados dos EUA. Em comparação com as vendas esperadas, as vendas observadas durante a pandemia foram inferiores em 13% para as pastilhas e 6,4% para os pensos. A atividade de cessação tabágica diminuiu no meio da pandemia e permaneceu baixa por mais de um ano.

Os investigadores atribuíram o fenómeno à pandemia da covid-19, sendo o primeiro estudo que mostra como a cessação tabágica se alterou com a pandemia.

 

Alguns estudos anteriores sugeriram que a pandemia levou a um aumento do uso de cigarros entre os fumadores como um mecanismo de resolução relacionado com o stresse. Para outros fumadores, os receios sobre os riscos para a saúde podem ter motivado a decisão de reduzir ou abandonar os produtos do tabaco.

No novo estudo transversal, os investigadores analisaram as mudanças nos comportamentos relacionados com a cessação tabágica ao longo da pandemia, utilizando dados de cerca de 790 mil fumadores adultos dos EUA. Os investigadores também recolheram dados do inquérito nacional representativo do Risk Factor Surveillance System e dados representativos de vendas  de produtos de substituição de nicotina.

 

Os investigadores avaliaram as mudanças na prevalência anual autodeclarada das tentativas de cessação no ano passado e a recente cessação bem-sucedida antes e durante a pandemia. Foram calculados volumes de vendas de pastilhas e pensos de nicotina antes e durante a pandemia.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?