Quantcast
Saúde Oral

Casos de cancro oral no Reino Unido atingem recorde

Casos de cancro oral no Reino Unido atingem recorde

A Oral Health Foundation revelou que, no ano passado, 8 884 indivíduos no Reino Unido foram diagnosticados com cancro oral, um valor recorde. O relatório State of Mouth Cancer UK Report 2022 aponta ainda que este valor é um aumento de 34% quando comparado há 10 anos e é mais do dobro (103%) dentro da última geração.

“Enquanto a maioria dos cancros está em declínio, os casos de cancro oral continuam a aumentar a um ritmo alarmante.  Causas tradicionais como fumar e beber álcool em excesso estão a ser rapidamente ultrapassadas por fatores de risco emergentes como o vírus do papiloma humano (HPV)”, declara, citado em comunicado, o chief executive of the Oral Health Foundation, Nigel Carter OBE.

 

O relatório aponta ainda que um em cada três cancros orais (33%) são encontrados na língua e quase um em cada quatro (23%) são descobertos nas amígdalas. Os últimos dados mostram que 3 034 pessoas no Reino Unido perderam a vida devido a este tipo de cancro, no ano passado. O valor aumentou quase 20% nos últimos cinco anos.

Mais de metade (53%) de todos os cancros orais são diagnosticados na fase IV – onde o cancro está no seu ponto mais avançado.

 

Os resultados surgem num momento em que se comemora o Mouth Cancer Action Month, no Reino Unido.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?