Quantcast
Médicos Dentistas

A “revolução” robótica na cirurgia de implantes dentários

A cirurgia de implantes dentários converteu-se no padrão para os pacientes com edentulismo. De acordo com o estudo “La Salud Bucodental en España 2020”, realizado pelo Consejo General de Dentistas, os implantes estavam entre os tratamentos dentários mais procurados nesse ano. Os mesmos dados sugerem que 42,7% da população necessitava de colocar algum tipo de prótese dentária, aponta o portal Gaceta Dental.

De acordo com o especialista Alon Mozes, num artigo publicado no Med Dev Online, a tecnologia assistida por robots pode permitir que os cirurgiões dentários operem com mais precisão, garantindo melhores resultados em cirurgias de implantes dentários, tanto funcional como esteticamente.

 

Entre as principais vantagens está a possibilidade de auxiliar a colocação do implante, permitindo uma maior precisão e segurança, assim como melhores fluxos de trabalho. Aliado a isso, o procedimento torna-se menos invasivo, uma vez que ajuda o médico dentista a executar a técnica sem falhas e evitar incisões desnecessárias. A precisão da robótica possibilita ainda otimizar o uso do osso disponível.

Outra das vantagens apontadas passa por permitir mudanças no plano pré-operatório a meio da cirurgia, no caso de se encontrarem condições clínicas imprevistas. O especialista explica que os sistemas robóticos atualmente em uso oferecem orientação física precisa durante a cirurgia, através da tecnologia robótica háptica, que impede a deflexão da broca ou a perfuração excessiva além da profundidade previamente planeada

 

Como conclusão do seu artigo, Alon Mozes refere que a tecnologia assistida por robots e o seu impacto positivo na cirurgia do implante dentário reforçam a importância da modernização no setor da medicina dentária como um todo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?