Quantcast
Saúde Oral

Um higienista oral em cada centro de saúde é a proposta da APHO para o PRR

Um higienista oral em cada centro de saúde é a proposta da APHO para o PRR

A Associação Portuguesa de Higienistas Orais (APHO) sugeriu, no âmbito do processo de consulta pública do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), a integração de um higienista oral em cada centro de saúde. A associação sugere ainda a instalação de gabinetes de higiene oral nos centros de saúde (além dos de medicina dentária já previstos no plano) e a definição de protocolos de referenciação na saúde oral.

“A APHO por ser a entidade de referência sugere um maior investimento nas ações de promoção de saúde oral na comunidade, assim como uma expansão das ações de prevenção direcionadas a grupos de risco específicos que sejam implementadas por higienistas orais, com vista a aumentar a qualidade dos cuidados prestados, a satisfação dos utentes e a redução de custos”, refere a presidente da APHO, Fátima Duarte.

A responsável acrescenta ainda que “o contributo dos higienistas orais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e no setor privado tem sido de enorme relevância e, a bem da eficácia das políticas de saúde pública, tal deverá ser reforçado e apoiado”.

A APHO ressalva que a integração dos higienistas orais no SNS ocorreu em 1989, sendo que em abril de 2019 apenas existiam 106 profissionais integrados nos centros de saúde em todo o País.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?