Saúde Oral

Um em cada quatro portugueses lavam os dentes apenas uma vez por dia

Um em cada quatro portugueses lavam os dentes apenas uma vez por dia

Um em cada quatro portugueses afirmam que lavam os dentes apenas uma vez por dia e apenas 10% afirmam que não lava os dentes diariamente. A conclusão consta de um estudo da DECO recentemente publicado e envolveu 800 inquiridos.

De acordo com os resultados, apenas 13% têm todos os dentes e 29% usa prótese fixa. A maioria dos inquiridos que conservam todos os 32 dentes pertencem à faixa dos 18 aos 34 anos (38%), cerca de três em cada quatro têm, pelo menos, um dente restaurado e dois em cada três têm um dente desvitalizado, refere o estudo.

“A situação ocorre inclusive entre os mais jovens: são 60% no primeiro caso e 45% no segundo”, revela ainda a DECO. Os dados vêm corroborar os resultados do mais recente Barómetro de Saúde Oral publicado pela Ordem dos Médicos Dentistas e que mostra que apenas metade dos portugueses cumpre a recomendação da visita anual ao médico dentista.

“Dos que o fizeram, só 6% conseguiram vaga no público”, diz o estudo, sublinhando que 92% fizeram o tratamento necessário no setor privado e lembrando que, nesta fatia, estão os que revelaram uma situação financeira crítica.

Segundo o Barómetro de Saúde Oral, quatro em cada dez portugueses não vão ao dentista há mais de um ano e quase um terço da população diz que nunca vai ao dentista ou só vai em caso de urgência. Entre 2014 e 2018, aumentou ainda o número de pessoas que não consulta o dentista há mais de dois anos.