Investigação

Estudo relaciona maus hábitos de higiene oral com doenças cardíacas

Estudo relaciona maus hábitos de higiene oral com doenças cardíacas

São vários os estudos científicos que já conseguiram estabelecer uma ligação entre a doença periodontal e as doenças cardíacas. Contudo, um estudo agora publicado analisa o impacto dos hábitos de escovagem dos dentes no desenvolvimento de doenças cardíacas.

Um grupo de investigadores da Universidade de Hiroshima analisou os hábitos de escovagem dos dentes de 682 pacientes e revela agora que aqueles que revelaram lavar os dentes menos de duas vezes por dia, durante menos de dois minutos de cada vez, tinham maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que aqueles que lavavam os dentes durante mais de dois minutos de cada vez e pelo menos duas vezes por dia.

De acordo com a publicação Dental Tribune, a Oral Health Foundation já veio comentar os resultados da investigação referindo que “descobertas com esta podem parecer ligeiramente assustadoras de ouvir, mas pode ser o ‘empurrão’ de que precisamos para tratar melhor da nossa saúde oral. Este estudo vem aumentar as evidências científicas de que existe uma forte ligação entre a saúde da nossa boca e a saúde do nosso corpo”.