Eventos

Dentsply Sirona e AADR premeiam estudantes com prémios SCADA 2020

Centro de Saúde de Alferrarede vai ter consultas de saúde oral

A Dentsply Sirona e a Associação Americana para a Investigação Dentária (AADR) já anunciaram e parabenizaram os vencedores do concurso de estudantes para promover a investigação dentária e o seu programa de prémios por candidatura (SCADA) de 2020.

O 61.º programa anual SCADA foi realizado em circunstâncias especiais, pelo que a tradicional competição foi interrompida, tendo os alunos participado num concurso virtual de investigação.

As escolas de medicina dentária dos Estados Unidos foram convidadas a nomear um estudante para participar no concurso de investigação numa de duas categorias: Ciência Clínica e Investigação em Saúde Pública e Ciência Básica e Translacional.

Os participantes apresentaram um portefólio completo, incluindo uma cópia eletrónica do seu póster de investigação, uma apresentação de diapositivos e um vídeo da sua apresentação oral, que foram revistos por um júri internacional. Cinquenta e um estudantes submeteram os seus projetos de investigação, dos quais foram selecionados sete vencedores.

Na categoria Ciência Clínica e Investigação em Saúde Pública, o primeiro prémio foi para Patrick E. Donnelly, da Universidade de Pittsburgh, pela sua investigação sobre Regeneração Vascularizada de Tecidos em Terapia de Canal Raiz utilizando hidrogel acelular. O segundo prémio foi atribuído a Kathryn Teruya, Universidade do Missouri, Kansas City, pela sua investigação sobre Mudanças na Empatia dos Estudantes de Medicina Dentária ao longo da sua educação. O terceiro prémio foi atribuído a Taylor Robertson, University of Detroit Mercy, pela sua investigação sobre Análise Espectral de Compostos de Resinas Nanofiltrópicas de Tom Único sob diferentes luzes.

Na Categoria Ciência Básica e Translacional, o primeiro prémio foi para Tanner Godfrey, da Universidade do Alabama em Birmingham, pela sua investigação sobre a Cromatina mediada por BAF45A para Controlar a Formação Óssea. Empatado no segundo lugar, Blake LaTendresse, da Universidade de Creighton, foi premiado pela sua investigação sobre o teste imunogénico de Peptídeo de Candida Albicans, juntamente com Eric Mullins, da Universidade do Nevada, Las Vegas, pela sua investigação sobre Expressão de MicroRNA em Células Estaminais da Polpa Dentária derivadas do Exossoma. O terceiro prémio foi atribuído a Madison Aungst, da Universidade do Colorado, pela sua investigação sobre o Protocolo de Quantificação de Micróbios em Linhas de Água Dentárias do Citómetro de Fluxo.

A direção do SCADA também entregou cinco prémios a líderes em investigação dentária e académica, atribuindo fundos de bolsas de estudo para promover a educação contínua e ajudar a apoiar a formação de licenciados.

O programa SCADA foi fundado em 1959 e a Dentsply Sirona e a Associação Americana para a Investigação Dentária têm desde então copatrocinado este concurso de investigação para estudantes de medicina dentária líderes nas suas áreas. O programa inclui um concurso de investigação global e de estudantes clínicos dos EUA, bem como um programa anual de prémios. Mais de 8 500 jovens profissionais de 28 países foram já distinguidos desde a criação da iniciativa.

A listagem dos prémios atribuídos pode ser consultada online.