Quantcast
Médicos Dentistas

Covid-19: Quatro dos cinco trabalhos de risco são do setor da medicina dentária

Covid-19: Quatro dos cinco trabalhos de risco são do setor da medicina dentária

Quatro dos cinco trabalhos de maior risco em situação de exposição a doenças são do setor de medicina dentária. Esta foi a única atividade, efetivamente, suspensa através de um despacho do Governo que tinha, ainda antes da declaração de estado de emergência, obrigando ao encerramento das clínicas e consultórios por culpa do surto do novo coronavírus. E não será para menos. De acordo com um ranking publicado pela Business Insider, realizado a partir da base de dados O*NET, os profissionais de medicina dentária estão entre os de maior risco.

Os higienistas orais foram considerados como o emprego de maior risco, seguindo-se os médicos dentistas. O terceiro lugar do ranking foi para os assistentes veterinários e os tratadores de animais de laboratório, o quarto para técnicos de laboratórios dentários e, em quinto, os assistentes de medicina dentária.

A base de dados em questão engloba a recolha detalhada de informação sobre profissões do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos. Para as 968 profissões consideradas foi avaliada uma escala de 0 a 100 contra seis riscos sanitários – exposição a doenças e infeções, exposição a contaminantes, exposição a condições perigosas, exposição a radiação, risco de queimaduras menores, picadas, cortes e mordidas e tempo sentados.

Os higienistas tiveram uma classificação geral de 72,8 em 100, com uma pontuação de 100 no que concerne à exposição a doenças e infeções. Em relação a este risco sanitário, os dentistas obtiveram 95 de classificação.

Outros 10 trabalhos “de risco” incluíram dentistas protéticos, enfermeiros anestesistas, comissários de bordo, anestesistas e assistentes de anestesiologia.

Apesar de em Portugal terem sido decretadas medidas de proteção especialmente para este setor, o mesmo não acontece no Reino Unido. A British Dental Association (BDA) já criticou o governo por não ter atualizado os seus procedimentos padrão no que diz respeito ao setor e apelou a uma melhor liderança do sistema de saúde inglês para ajudar ajudar a indústria a responder à pandemia global.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?