Quantcast
Saúde Oral

APHO defende prioridade para higienistas orais na vacinação contra a covid-19

A Associação Portuguesa de Higienistas Orais (APHO) defende que os higienistas orais devem ser considerados grupo prioritário na vacinação contra a covid-19.

A associação afirma que tem efetuado todas as diligências adequadas junto ao Ministério da Saúde. Fátima Duarte, presidente da direção, salienta que enviou “posições da APHO em dezembro passado para a Ministra da Saúde e para o Coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, relatando a especificidade dos profissionais de saúde oral e em particular dos Higienistas Orais”.

A APHO informa também que procedeu ainda a contactos formais e informais de articulação com os pares representativos dos membros da equipa de saúde oral, em particular com a Ordem dos Médicos Dentistas.

Fátima Duarte acrescenta, “continuaremos a acompanhar este e outros processos decorrentes da situação sanitária que vivemos, sabedores que os Higienistas Orais são considerados em Portugal como na Europa, um dos grupos prioritários de contemplação para a vacinação.”

Neste âmbito, a APHO entende a vacinação dos seus profissionais contra a covid-19 como uma medida importante não só para a profissão, mas também para a saúde pública.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde oral?