Conteúdo Patrocinado

White Paper: Guidelines de limpeza de próteses dentárias

Whitepaper: guidelines de limpeza de próteses dentárias

Higiene de Próteses Dentárias 

 

Até 2050, espera-se que existam dois mil milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Mais do dobro do número atual. À medida que a população envelhece, existe uma maior probabilidade de perder alguns ou mesmo todos os dentes naturais. Isto significa que a procura por próteses totais ou parciais deve aumentar.

Uma vasta revisão de investigações científicas com base em dados comprovados, encontrou uma falta de consistência e orientações contraditórias nas recomendações de limpeza e manutenção de próteses dentárias. Por essa razão, desenvolveram-se diretrizes globais sobre os cuidados ideais de próteses dentárias, para que conselhos corretos possam ser dados aos pacientes de forma consistente.

O painel explorou várias questões, incluindo os desafios enfrentados pelos utilizadores de próteses dentárias, problemas com as instruções atuais e as evidências disponíveis. Aqui apresentamos algumas das conclusões:

  • A falta de limpeza da prótese dentária pode levar a uma diminuição da saúde oral, bem como problemas gerais de saúde.
  • Os hábitos gerais de limpeza, dos utilizadores de prótese dentária, continuam fracos.
  • Pessoas com próteses estão a usar diversos modos de limpar as suas próteses que vão desde sabão e água a pastas dentífricas, descolorantes e produtos comerciais.
  • As recomendações para profissionais de saúde da área da medicina dentária e utilizadores de próteses dentárias variam entre países e mesmo dentro de um país, sendo que normalmente dependem da experiência pessoal. Além disso, os líderes de opinião fornecem orientações contraditórias sobre a limpeza e manutenção das próteses dentárias.

Reconhecimento 

O financiamento para o desenvolvimento destas diretrizes foi fornecido pela GlaxoSmithKline Consumer Healthcare à Oral Health Foundation. Nenhum controlo editorial foi exercido pela GlaxoSmithKline Consumer Healthcare, além de garantir a conformidade com as considerações/exigências legais e regulatórias.

Uma simples rotina diária para a limpeza das próteses dentárias que promove o bem estar e a saúde geral.

As diretrizes são apoiadas pelos melhores resultados e baseadas no consenso de importantes especialistas internacionais.

O estudo apresenta quatro etapas principais para otimizar o cuidado da prótese dentária:

O estudo apresenta quatro etapas principais para otimizar o cuidado da prótese dentária:

1. Limpeza diária das próteses utilizando a ação mecânica – escovar com uma escova de dentes ou escova de próteses e uma solução de limpeza de próteses dentárias eficaz e não abrasiva (não utilizar dentífricos).


2. Imersão diária numa solução de limpeza para próteses dentárias – proporciona uma quebra química adicional da placa bacteriana e algum nível de desinfecção da prótese. As soluções de limpeza só devem ser usadas fora da boca, e os utilizadores de próteses devem seguir rigorosamente as indicações dos fabricantes.


3. Os utilizadores de próteses dentárias não devem deixar as suas próteses dentárias na boca durante a noite, a menos que haja razões específicas para mantê-las. Esta etapa é ainda mais importante para pessoas com maior risco de desenvolver estomatite e idosos debilitados ou em instituições. A imersão numa solução de limpeza de próteses, após a limpeza mecânica parece ser benéfica para prevenir a estomatite protética e o risco potencial de pneumonia nestes grupos de pessoas.


4. Todos os pacientes que usam próteses dentárias removíveis devem visitar o seu profissional de saúde oral e efetuar a manutenção da sua prótese, regularmente.

 

Para ter acesso a esta guideline completa, por favor consulte o website: https://www.dentalhealth.org/denturecareguidelines